Histórico do Sicoob do Vale

 

De acordo com a Lei e pelos princípios e normas de autogestão adotados pelo Sistema Cooperativista Brasileiro, em 18 de junho de 1993, constituiu-se uma cooperativa de crédito rural, com denominação Cooperativa de Crédito Rural de Rubiataba Ltda. (CREDIGOIÁS-RUBIATABA), dando assim inicio aos seus trabalhos no dia 03 de dezembro de 1993. Veio com intuito de abranger os municípios de Rubiataba, Itapuranga, Nova Glória, Nova América, Itapaci, Morro Agudo, Carmo do Rio Verde, Mozarlândia e Uruana.

No inicio de suas atividades o CREDIGOIÁS-RUBIATABA contava com 104 cooperados fundadores. A partir daí, desenvolvendo suas atividades financeiras, a mesma foi conquistando seu espaço, contribuindo regionalmente com as suas atividades agrícolas, trazendo mais sustentabilidade para o produtor rural, transformando as dificuldades em oportunidades e preparando a nova geração para um futuro cooperativismo sustentável.

Em 2010, o CREDIGOIÁS-RUBIATABA alterou seu estatuto, tornando-se uma cooperativa de Livre Admissão, permitindo a livre adesão de qualquer segmento ampliando sua abrangência para as cidades de Rubiataba, Carmo do Rio Verde, Nova Glória, Nova América, Ipiranga de Goiás, Itapaci, São Patrício, Porangatu, Mararosa, Minaçu, Alto Horizonte, Morro Agudo, Faina, Itaberaí, Itapuranga, Uruana, Araguapaz, Cidade de Goiás, Itaguari e Taquaral.

Hoje a cooperativa, SICOOB DO VALE, fomenta a economia local, trazendo para o mercado financeiro taxas mais sustentáveis e competitivas, contribuindo para o crescimento do pequeno e grande empresário, tendo conquistado a confiança e credibilidade da população.

O SICOOB DO VALE, conta com mais de 2.000 cooperados, com seu quadro funcional de 49 funcionários efetivos. Conta 5 pontos de atendimento nas cidades de Rubiataba, Carmo do Rio Verde, Porangatu, Itaberaí e Faina tendo iniciado a construção de mais uma unidade da cidade de Itapuranga.